A Medicina Chinesa, datada com mais de 4.000 anos, teve sua origem na literatura antiga com Fu Xi e sua criação das agulhas feitas de Bian stone, e Huang Di com a criação da acupuntura e moxibustão. (Cheng- Chinese acupuncture and moxibustion )
Há três mil anos, na dinastia Shang, os hieróglifos da acupuntura e moxabustão apareciam nas inscrições em ossos e cascos de tartaruga. Devido ao desenvolvimento de técnicas de fundição de bronze, surgiram agulhas de fundição de bronze. Mas a pedra bian ainda era usada como a principal ferramenta para o tratamento de doenças. Durante este período, o pensamento filosófico do Yin-Yang e cinco elementos foi formado, e no campo da medicina, antigos médicos tinham compreensão preliminar de pulso, sangue, fluido corporal, Qi, Shen (manifestações de vitalidade), Essência, cinco sons, cinco cores, cinco sabores, Six Qi, Oito ventos, etc, bem como a ideologia de adaptação relevante do corpo humano ao ambiente natural. Assim, germinou o broto da teoria básica da medicina tradicional chinesa. (Cheng- Chinese acupuncture and moxibustion )
De acordo com os registros do Capítulo 12 do livro Plain Questions: O tratamento com agulha de pedra Bian originou-se na costa leste da China, onde os habitantes viviam da pesca, e a moxabustão se originou no norte, onde as pessoas subsistiam da pecuária. Porque estava frio e ventava muito nas áreas do norte, as pessoas tinham que se aquecer pelo fogo. Vivendo em acampamentos e subsistindo de leite, eles facilmente sofriam de dor abdominal e distensão pelo frio, adequados para serem tratados pelo calor. Através do acúmulo de experiências a longo prazo, a terapia de moxabustão e a compressão a quente foram criadas. (Cheng- Chinese acupuncture and moxibustion )
O mais antigo texto médico escrito que ainda existe, Huang Di Niejing Su Wen (The Yellow Emperor’s Internal Canon- Medicina Interna do Imperador Amarelo), é datado de 100 aC, em que o mítico Primeiro Imperador da China, Huang Di, pediu a seu médico, Qi Bo, para descrever o papel da massagem terapêutica e do trabalho corporal na medicina oriental. (Chegnan- Chinese bodywork)
"Para os povos do Extremo Oriente, o ser humano é parte integrante do Cosmos, ou seja, do Universo considerado em seu conjunto; ele representa o lugar geométrico onde, de um modo contínuo, operam-se as trocas sob ação de duas forças contrárias, porém complementares: o Yang e o Yin; esse elementos circulam no corpo humano em um ritmo bem definido e em estado de perfeito equilíbirio, um em relação ao outro, enquanto o indivíduo encontrar-se em bom estado de saúde; por outro lado, se houver um excesso ou uma carência de um desses elementos, o equilíbrio será destruído e em consegquência, o sujeito ficará doente.
O objetivo da acupuntura, entre outras modalidades da terapêutica chinesa, consiste pois em reestabelecer no organismo atingido pela doença esse equilíbrio energétivo que se viu perturbado tanto num sentido como no outro, ou seja, por excesso ou por carência"(Dr M.C. de Rudder)
Conceitos usados na Medicina Chinesa mais conhecidos:
Teoria Yin Yang;
Teoria dos Cinco Elementos;
As Substâncias Vitais;
Orgãos Zang-Fu e os Orgãos Extraordinários;
Meridianos e Acupontos.
Modalidades são as formas de tratamento utilizados na Medicina tradicional chinesa a partir do diagnóstico feito. As modalidades são:
Acupuntura
Ventosa- Cupping
Massagem TuiNa
Moxabustão
Gua-sha
Auriculo Acupuntura
Herbologia
Nutrição ou Terapia Alimentar Chinesa
Exercícios como Taichi e Qigong
“O sistema médico chinês é um dos mais antigos paradigmas holísticos de saúde do mundo. Baseado nas observações naturalistas dos sacerdotes taoístas e refinado pelos neoconfucionistas, o sistema inclui um estilo de vida simples baseado na moderação e atenuado aos ciclos naturais como a chave para uma vida longa e harmoniosa. Os chineses reconhecem que os ideais mais elevados da sintonização humana - sabedoria, serenidade e compaixão - se acumulam com a idade, e que eles veneram os anciãos. Em uma cultura como a nossa, que idealiza a juventude, isso pode ser difícil de entender, mas é uma diferença significativa e essencial. Na visão médica chinesa, o epítome do refinamento sofisticado é aprender a arte de viver para manter a clareza vital e a saúde na velhice. As artes médicas se concentram em prevenir doenças, além de curá-las ”. (Traduzido de Chegnan- Chinese bodywork )