Traduzido do chinês mandarim, Tui significa 'empurrar' e Na significa 'levantar' e 'apertar'.
Tuina é a massagem chinesa que tem duas funções:
Aumentar o efeito do tratamento (de acupuntura por exemplo);
Ajudar a entender os meridianos e órgãos desse paciente.
Diferente das massagens tradicionais, Tui-Na tem a função de trabalhar nos meridianos, ou diretamente nos acupontos, e a relaxar a musculatura. Atua em locais em que a dor preexitente é causada por inflamação ou obstrução de Qi, sangue, ou até mesmo de fluídos. Então é mais completo que uma massagem de relaxamento.
Massagem Tui-Na é indicado a pessoas que não querem acupuntura, e principalmente para crianças que ainda são muito novas para receber acupuntura. Em bebês a técnica é indicada quando existem problemas para dormir, dores e principalmente indigestão, gases e constipação quando eles ainda estão se adaptando ao leite materno.
Historicamente, “Quando a China foi unificada durante a Dinastia Qin, no século 3 a.C., o trabalho com o corpo era conhecida como Moshou. Durante a dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.), a massagem terapêutica chinesa ficou conhecida como Anmo (apertar e esfregar). Por volta do século 5, evoluiu para tal nível que um doutorado foi criado para ele no Imperial College of Medicine em Xian, a antiga capital da dinastia Tang. (Mais tarde, durante a dinastia Ming [1368-1644], o termo Tuina [empurre e segure] foi adicionado. ” (Chegnan- Chinese bodywork)
“O Anmo chinês é a fonte de todas as formas de massagem oriental. Durante o século VI, a medicina chinesa se espalhou pelo arquipélago japonês e pela península coreana com as missões comerciais enviadas para abrir rotas de comércio ”. “Além disso, há informações apócrifas de que os jesuítas portugueses que abriram o primeiro ofício de missões na China trouxeram manuais de ensinamentos de Tuina para a Europa no século XVII.” (Chegnan- Chinese bodywork)